Sunday, May 8, 2011

Will Smith e outros, sobre Django, de Quentin Tarantino


Depois de há alguns dias, debaixo de vários rumores sobre um eventual início de um próximo projecto de Quentin Tarantino, absolutamente do nada, ter chegado a notícia de que, afinal, já havia um argumento (recentemente) terminado, a imprensa especializada e os sites de fãs têm estado up-to-date para qualquer nova informação sobre o assunto - tudo aconteceu demasiado rápido, com demasiada surpresa. Algumas pessoas já tiveram acesso ao guião (166 páginas) e, depois de uma aparentemente deliciosa leitura, aprontaram-se a clarificar algumas coisas, desmistificando rumores, e a pintar outras, lançando outros rumores.

JoBlo afirma que, em primeiro lugar, há um personagem secundário, um alemão cujo uso da língua materna é fundamental para o plot, papel que caberá, certamente, a Christoph Waltz. Ainda na linha das personagens e dos actores, a personagem principal parece ter pouco a ver com o Django clássico, para além do nome, deitando por terra algumas teorias de remake, e atirando Francesco Nero para um papel menor. Por fim, ao que parece, "western spaghetti" é expressão utilizada logo na primeira linha do argumento, calcando no óbvio género a ser tratado, e o nome de Sergio Leone vem várias vezes à baila (não na história, no argumento).

NYMag entrevistou o realizador (de respostas curtas, diga-se), que nos conta como passou o dia em que terminou o guião - completa fanfarra, toda a noite, com muitos amigos e champanhe - e fez algumas observações ao mesmo. O argumento levou apenas 3 versões ("After the third draft I knew it was finished.") e, diz, sentiu-se inspirado por todos os western. Não sabe nada sobre blockbusters de verão, pois tem estado única e exclusivamente empenhado na sua escrita e é destacado o seu particular desinteresse por Thor. Podem ler a entrevista completa aqui.

Por fim, a Variety avança com aquela que para mim é a maior surpresa: Will Smith poderá protagonizar Django, a personagem principal, o escravo libertado e sedento de vingança - aliás, o papel terá mesmo sido escrito com ele em mente. Sou particularmente céptico em relação ao trabalho do actor, mas não só confio no que Tarantino está a fazer, pois ninguém o sabe melhor do que ele, para os seus filmes, como aprendi que estas jogadas nunca são como nós esperamos (desde 2002 que respeito muito Adam Sandler). O nome de Samuel L. Jackson é também falado, para o servo principal do terrível dono da plantação, sendo que Brad Pitt e Leonardo Di Caprio terão sido chegado a ser abordados, rejeitando.

3 comments:

  1. Will Smith subiu na minha consideração após as suas prestações em Pursuit of Happiness e Seven Pounds. O resto não faz o meu género. Mas se o Tarantino toca, vira ouro, por isso é ter fé.

    ReplyDelete
  2. Não podemos, no entanto, esquecer as informações que o suposto profissional IMDB nos proporciona:

    http://www.imdb.com/title/tt1856751/

    ReplyDelete
  3. Obrigado aos dois pelos comentários, desde já.

    João,

    Certamente ;)


    Vasco,

    Bem-vindo, oficialmente, ao "A Gente Não Vê". O IMDB construiu essa página com base nos rumores que foram surgindo ao longo do último mês, sobre o próximo projecto do Tarantino. Esse foi, de facto, um dos títulos de que se falou. No entanto, "Django Unchained" já é oficial. Abraço.

    ReplyDelete