Friday, July 30, 2010

Toy Story 3 (2010)


NOTA: Estou com um problema com acentos que, ha data desta publicaçao, ainda nao consegui resolver. Por esse motivo, peço desculpa por nao colocar qualquer tipo de acento. (ex: n~~ao; est´´a)

Nao costumo gostar de sequelas nao planeadas, sendo que as da Disney me deixam particularmente irritado, indignado e desanimado. Foi assim com O Rei Leao (ai vao tres), com Aladino (outros tres), Cinderela, e ate Papuça e Dentuça conta com uma segunda ronda. Sao filmes que perdem sentido, que nao sao mais do que autenticas frustraçoes narrativas, artisticas e de entretenimento.
Toy Story 2 havia sido uma excepçao e o terceiro volume nao so voltou a realizar a proeza como e o primeiro "filme-sequela" que considero ser melhor do que o original.

A premissa inicial nunca tinha pousado na minha mente, mas no final e obvia: um dia o Andy teria de parar de brincar com os bonecos. E como se sempre soubessemos que nunca poderia haver um final feliz, mas nao quisessemos olhar essa inevitabilidade de frente - sabiamos que estavamos a ser defraudados por 3h de peliculas, sendo claro que, para la do ecra, nas profundezas da nossa imaginaçao, Andy iria ficar adulto.

A este aliciante ponto de partida (especialmente para os fas) junta-se um argumento divertidissimo, extremamente original (fora o facto de o urso ser o vilao, algo que se torna obvio a partir do primeiro segundo em que aparece), com uma animaçao fabulosa, de qualidade consideravelmente superior aos dois primeiros, com uma imaginaria camara captadora de imagens e angulos extraordinariamente peculiares, cheios de pormenores, cheios de pequenos trilhos de emoçao (regozijo-me ao dizer que esta a anos-luz dos varios Shrek). Ha varias cenas incriveis, mas deixo destaque para aquela em que Woody e os amigos passam por tras do bebe, durante a escapadela final, e a cena da lixeira a arder, em que parece que tudo vai acabar.

Nada, estas duas cenas ou qualquer outra, teria o poderoso efeito que tem se nao fosse acompanhado por uma perfeita banda sonora - ora estimulante, ora comica, ora melancolica, ora nostalgica (quem nao pensa em todos os seus brinquedos, em todas as batalhas que existiram no seu quarto, e, por fim, no caixote onde estao arrumados agora ?). Ritmo, imagem, sensaçao.
Novo grande destaque para os dialogos e para as piadas, dos quais nao posso deixar de salientar toda a personagem de "Buzz espanhol" e a fala de Barbie quando diz que ela e Ken foram feitos um para o outro. Note-se que, pela primeira vez na estoria do amor e do romance, esta frase deve ser entendida em sentido absolutamente literal. Foi de genio.

Fico feliz por, depois de ver este filme, nao dar por garantido a A Origem o premio de melhor argumento original.

6 comments:

  1. Gostei muito do filme, mas não considero que seja melhor que os outros dois.

    Quanto ao teu problema, apareceu-me justamente ontem à noite. Escrever um acento era motivo para gerar "``" ou "~~".

    Resolvi fazer um scan ao pc e detectou-me alguns vírus mas ainda assim não resolvou o problema.

    Entretanto, abri uma nova conta no pc como convidado (com permissões de administrador), e reparei que aí tudo funcionava perfeitamente.

    Resolvi desinstalar o AVG que tinha instalado e pus a funcionar o Kaspersky Internet Security.

    Apaguei os ficheiros temporários da net, mas ainda assim nada.

    Desintalei o teclado e, voltando a reiniciar o pc, só por breves momentos é que os acentos estavam funcionais.

    O que me resolvou o problema foi o seguinte: fui ao painel de controlo a "opções regionais e de idioma", alterei o teclado para US e reiniciei o pc. Depois os acentos davam "]" e "|". Fui ao painel de controlo e voltei a pôr PT e isso arranjou ;)

    Boa sorte.

    ReplyDelete
  2. Ainda não vi o filme e nem sequer cheguei a ler a tua crítica, para ser depois surpreendida na sala de cinema!

    Mas Toy Story 3 e Inception são 2 filmes que quero muito, muito, muito ver!

    Voltarei a passar por cá ;)

    Cumprimentos

    ReplyDelete
  3. Fávio: da primeira vez consegui resolver com o Avast, agora já não. Vou experimentar fazer o que dizes, quando estiver de novo no meu computador. Muito obrigado ;)

    Catarina e Nekas: Força, vejam que vale mesmo a pena.

    ReplyDelete
  4. É deveras raro ver uma sequela com a qualidade que o primeiro filme teve e esta é a excepção à regra! Grande enredo! Excelente "elenco" eheheh..Muito Muito Muito Bom!
    A meu ver a saga "Toy Story" terá sempre uma magia inigualavel. Qualquer um que se preze admitirá que é uma das melhores plots de sempre! ;) Todos nós tivemos os nossos brinquedos..sonhámos e vivemos muitas outras realidades na sua companhia!
    E é fantástico como todo este Universo vive em muitas gerações diferentes. Basta ir ao cinema e ver que a audiência é mesmo diversificada. E no final, todos adoram o filme!
    5 estrelas!!!! :D

    ReplyDelete
  5. Adorei, adorei o filme! É sem dúvida mágico e memorável, um dos melhores do ano!

    ReplyDelete