
Em contraste com a rigorosa relação entre o preto e o branco, aqui irmãos da ordem, do compromisso e da humildade (uma vida de despojos), reflectem, cantam e exaltam-se sempre toda uma panóplia das mais emocionantes e despertadoras cores em volta das personagens, estabelecendo o feixe da direcção irónica que a película leva, bastião da "balda", do desleixo e do divertimento quase inconsequente - e se leva o moderador de adjectivo é porque a hipocrisia da madre superiora assim o exige. A droga, a criação de um animal selvagem, a protecção de uma prostituta criminosa intimamente ligada às próprias freiras, a extorsão de dinheiro, o passado marcado pelo assassínio ou o presente pautado pela homossexualidade, e a redacção de contos eróticos são o verdadeiro e leviano dia a dia destas mulheres de Deus, que não deixam de se prezar a um ridículo e falhado esforço de cobertura, de onde a mentira, a forja, a corrupção e o interesse pessoal emergem como triunfo e pseudo-exemplo. Não é dos meus favoritos, mas, ainda assim, consegui aprecia-lo.
O filme fala de facto disso tudo que referes, mas enquanto arte é um produto fraco. De todos os que conheço de Almodóvar, é o pior.
ReplyDeleteCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Também é o que gosto menos, mas achei por bem falar dele por ser uma crítica mesmo expressa.
ReplyDeleteAbraço.
Não gostei mesmo nada. É engraçadinho.
ReplyDeleteNa parte da complexidade, eu adicionaria o "Que ye hecho yo para merecer esto?"
ReplyDeleteDora, acabarei por falar de todos eles, embora nesta rubrica não o faça, à semelhança do que se passou com Fellini. De qualquer forma, tens razão. No fundo, é sempre demasiado rígidio e pouco correcto dividir a obra de um autor desta forma, já que todos os filmes têm um pouco de tudo (por exemplo, eu podia arranjar um artigo sobre o tema LGBT e falar de dois filmes, quando sabemos que são inúmeros aqueles em que PA trata isso).
ReplyDeleteObrigado pela visita :D