Sunday, January 16, 2011

Winter's Bone (2010)

Não conhecia nenhum trabalho de Debra Granik até ver a sua nova peça, que estreou e granjeou sucesso no Sundance Film Festival 2010, e é com satisfação que afirmo que farei por ver o resto. Winter's Bone é uma história de uma rapariga (Jennifer Lawrence, numa grande performance) que atravessa uma evolução muito bem contada entre a maturidade forçada e o desespero de uma mãe vigorosa, num retrato físico e psicológico, ao ter de embarcar na árdua jornada de procurar o pai para o entregar às autoridades, sob pena de ficar sem a grande quinta que enforma a sua vida, dos seus irmãos e da mãe doente. A comunidade em que se insere é pautada por teias de subtis foco de corrupção e controlo popular, isolada no sul dos EUA e a realizadora e a equipa de imagem fizeram-lhe grande jus, ao desenhar um ambiente remoto, pálido, gélido nos momentos tensos e verdadeiramente envolvente e mórbido na cena em que finalmente encontramos o pai de Ree. Para isso, pega num realismo que não se resigna ao documental, mas que faz uso da textura e da pintura das paisagens e do cenário country em que filma e usam uma câmara por vezes instável, de acordo com o desajuste daquela rapariga, daquela família, daquelas pessoas - a montagem é muito bem aproveitada, com cortes extremamente oportunos, narrativamente bem colocados e economizadores de tempo.

3 comments:

  1. E Jennifer Lawrence? O filme é inteiramente dela!

    ReplyDelete
  2. Falei nela, Tiago e sim, é uma grande prestação. No entanto, não acho que o filme seja "todo dela". Há um grande trabalho no argumento e na realização. Agora claro, sem ela, poderia e provavelmente teria sido bem mais fraco ;)

    ReplyDelete
  3. Também gostei. Todo o ambiente e a tensão criada e proporcionada pelo filme é muito bem feita. Aproxima-nos das personagens e da história. Mas o melhor mesmo é a interpretação da Jennifer Lawrence (e do John Hawkes tb). Porque sem essa entrega, sem essa profundidade o filme não atingiria o nível pretendido. É indissociável Jennifer Lawrende e Winter's Bone.

    abraço

    ReplyDelete