Saturday, September 4, 2010
Os melhores das décadas, 2000: Memento
É sem deslumbrar visualmente, sem uma fotografia ou uma câmara especialmente boas, que, sem pensar duas vezes, classifico Memento como um dos melhores filmes do ano 2000 e, como tal, da década. Uma original thriller de vingança, contado através de uma das mais brilhantes estruturas narrativas que alguma vez alicerçaram um filme, combinando uma explanação dos acontecimentos de forma cronologicamente inversa com uma outra, a preto e branco, cronológica, simplesmente. No entanto, não se entenda que se trata de um virtuosismo meramente formal, já que a mestria com que Nolan alia o seu guião às propriedades da montagem cria um claustrofóbico e misterioso cerco neuro-psicológico, que nos envolve a nós próprios numa intensa e contínua junção de peças e decifração de eventos, momentos, acções. Magnífico relato por entre as complexidades da memória, que não desafia apenas as personagens, mas também o espectador.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Tenho aqui em casa para o ver, mas ainda não me puxou porque acredito que seja um exercício de intelecto bem complexo...
ReplyDeleteAbraço
Concordo contigo. Um dos exercícios experimentais mais interessantes do cinema contêmporâneo, uma película inventiva, composta a um nível visceralmente cerebral. Não uma obra-prima, mas certamente com um génio lá alojado, um génio que já confirmou a sua plenitude, o senhor Christopher Nolan.
ReplyDeleteCumprimentos,
Gonçalo Lamas
cineglam7.blogpot.com
Vale pelo argumento e pela montagem radicais, vale pela coragem de fazer um filme assim. Um grande filme.
ReplyDeleteCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Oh, JB, é isso que o torna tão aliciante! eheh
ReplyDeleteSim. Memento é um grande filme, imensamente bem construído. Tem uma das melhores montagens que já vi em cinema. É possivelmente o maior filme de Nolan.
Sem dúvida nenhuma que Memento é um dos melhores da década. Nolan criou um thriller simplesmente brutal, desafiante e estimulante.
ReplyDeleteUm grande grande filme, totalmente de acordo.
ReplyDeleteA meu ver, e para além do que disseste, falta só mesmo uma banda sonora mais presente, mais enaltecedora de alguns momentos marcantes da narrativa.
Já agora parabéns pelo blogue, tanto ao nível do conteúdo como à parte visual.
abraço
JACKIE BROWN: É como o Flávio diz, aí é que está o interesse ;)
ReplyDeleteGONÇALO: Concordo, não é uma obra-prima, porque isso seria estar a eleva-lo ao nível de filmes que brilham não só no argumento e na montagem, como este, mas a outros níveis. Se há um nome para o nível abaixo da obra-prima, creio que será um bom nome.
ROBERTO: É isso ;)
FLÁVIO: Por mais que tenha gostado, continuo a gostar mais do novo Inception.
RICARDO: Desafiante e estimulante, precisamente.
JORGE: Eu até gostei do silêncio, senti tensão. Muito obrigado pelas tuas palavras, espero continuar a trazer-te aqui :D (consultei o teu perfil para ver se podia visitar o teu blog, mas, pelo que percebo, não tens, é assim ?)
É verdade não tenho, por enquanto...mas quem sabe um dia...Para breve adianto que não.
ReplyDeleteSim também gostei do silêncio, mas nos poucos momentos em que se vislumbra a banda sonora podia ser mais distintiva, mais marcante. Acho que melhorava o produto final. De qualquer modo eu sou suspeito, adoro bandas sonoras :)
Também prefiro Inception a este, aliás fica aqui o meu top do Nolan em que me falta só o Following:
1 - Inception
2 - Memento ou The Dark Knight
3 - The Prestige
4 - Batman Begins
5 - Insomnia
Tenho algumas dúvidas ainda assim, mas são todos grandes filmes, exceptuando talvez Insomnia uns furos abaixo.
JORGE: Tudo bem, então. Quanto ao top, o meu é igual, sendo que prefiro, ainda assim, Memento a Dark Knight.
ReplyDeleteFilme de culto. Argumento muito bom. Salvo erro, o primeiro que mostrou o quão Nolan é bom!
ReplyDeleteUm filme simplesmente genial. Creio que é o melhor filme que o Nolan realizou até hoje!
ReplyDeleteCumprimentos
http://notes-on-my-films.blogspot.com
Nun0B, bem vindo ao A GENTE NÃO VÊ e obrigado pelo teu comentário. Como já disse em cima, gosto muito, mas gosto mais de Inception.
ReplyDeleteVou passar no teu blog.