Friday, January 7, 2011

Triumph of Will / Triunfo da Vontade (1935)

Da diabolciamente venerável Leni Riefenstahl, a grande cineasta nazi. É incrível como um filme destes consegue ser tão belo, tão grandioso, tão eloquente e, ainda assim, uma das maiores peças de propaganda de uma das maiores vergonhas da humanidade. Magníficos planos-sequência, que vão revelando com malévola doçura e digna solenidade a magnânime arquitectura speeriana, a rigorosa e avassaladora organização e capacidade militar, a divinização de um dos mais desprezíveis homens da história, como aquele plano em que chega de avião, com a sombra a projectar-se sobre a arrogante e imponente Berlim, qual águia imperial.





5 comments:

  1. Todos os filmes da Leni são brutais, mas como te disse no facebook tens de ver o A Luz Azul :)

    ReplyDelete
  2. E gosto muito de ver alguém a ver filmes tão brutais como este. Há tantos filmes que ficaram para trás que devem ser vistos, e é preferível ver uma obra de arte com 100 anos do que um filme recente medíocre.

    Abraço

    ReplyDelete
  3. Hmm espicaçaste-me mesmo a curiosidade :)

    Agora quero ver o filme. E propaganda nazi, hein?

    P.S. - É bom ver-te de volta à escrita. Já tinha saudades.


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ReplyDelete
  4. FRANCISCO,

    Tentarei encontra-lo para ver, obrigado pela sugestão. Quando ao resto, sim, sem dúvida. Uma grande obra, esta que desconhecia e que é completamente esquecida.

    JORGE,

    Eheh, obrigado. Sim, é pura propaganda. Foi encomendado pelo Hitler e intitulado por ele. Ela era a sua "cineasta de luxo", digamos.

    A ver que se consigo começar com as coisas novas no blog.

    Abraço.

    ReplyDelete
  5. É uma obra impressionante em todos os aspectos!

    ReplyDelete