Monday, May 9, 2011

IndieLisboa'11: antevisão (dia 5)

Dado que hoje e quarta-feira não poderei, infelizmente, estar presente em nenhuma das sessões do festival, limitar-me-ei a fazer a antevisão dos respectivos dias.

O maior destaque para o dia de hoje parece-me ser Swans, filme de Hugo Vieira da Silva, que esteve na edição deste ano do Festival de Berlim. É a história de um rapaz que visita Berlim com o pai, para visitarem a mãe que está em coma e a ideia é, por aí, retratar o choque do pequeno skater face à morte, ao envelhecimento. Também de Berlim, aliás, filme duplamente premiado, temos The Ballad of Genesis and Lady Jaye, uma co-produção francesa e norte-americana, dirigida por Marie Loisier, que conta uma história de amor entre as duas importantes figuras no mundo da música (sobre ele, escrevem alguns críticos, "o pai da música industrial"). A sua parceria era de tal forma incrível que em 1993, Genesis P-Orridge se submeteu a uma cirurgia para se assemelhar fisicamente a ela, Lady Jaye. Um dos filmes que tenho mais pena de perder.

Para além de muitas sessões de curtas metragens, nacionais, internacionais, de cinema emergente, temos Pop Dell Arte, documentário sobre a banda nacional do mesmo nome, e ainda a repetição de Vampires, sobre uma comunidade de vampiros belgas, que me parece ser muito interessante.

Na cinemateca, não percam Matou a Família e Foi ao Cinema, obra de 1969 do herói independente Júlio Bressane. Podem consultar aqui o resto do programa.

No comments:

Post a Comment