Sunday, July 3, 2011

Querem "José e Pilar" nos Óscares ?


José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, foi o documentário português mais visto de sempre e o filme português mais visto do ano. A isto se junta a boa recepção junto da crítica nacional e internacional e do público, sempre afável e carinhoso para com o filme. Pessoalmente, considero-o uma das melhores peças já produzidas pelo nosso cinema.

Portugal detém o recorde de maior número de submissões ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro sem qualquer nomeação. Nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana tem revelado uma abertura maior a nível internacional, pelo que achamos que José e Pilar seria a escolha ideal: co-produção entre a JumpCut, a O2 (de Fernando Meirelles) e a El Deseo (de Pedro Almodóvar), com uma figura internacional reconhecida e acarinhada - José Saramago, o primeiro Nobel da Literatura português - teve muito sucesso na bilheteira e crítica do nosso país, recebeu nomeações na Academia Brasileira de Cinema, em festivais internacionais e recebeu excelentes críticas da Variety, Cahiers du Cinema, entre outras.

Foi hoje mesmo lançada uma petição online que tem o objectivo de recolher o máximo número de assinaturas possível para ser apresentada ao ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), que deverá escolher qual o filme português a ser candidato a uma nomeação para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Apoiem esta iniciativa assinando AQUI e quem sabe estejam a assinar o vosso nome naquele que pode vir a ser um marco histórico para o cinema português. E depois não deixem de acompanhar o estado de coisas no blog oficial do projecto José e Pilar nos Óscares, http://joseepilaraososcares.blogspot.com/

No comments:

Post a Comment