Sunday, April 18, 2010

INDIELISBOA'10: Perspectivas (Parte 1)

Os que mais aguardo.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL - LONGAS METRAGENS.

10 to 11 (Turquia).
Uma história sobre um coleccionador obsessivo, que passa a vida a percorrer as ruas da magnífica Istambul, luta para salvar a única coisa que tem: as suas colecções. Para isso, terá de contar com a ajuda de Ali, um sujeito de uma pequena aldeia a quem a grande cidade não diz nada. Com a capital turca como "personagem principal", este promete ser um filme em que duas vidas se preparam para mudar, à medida que descobrimos as belezas de uma outra cultura.

The Blacks (Croácia).
Terminou a guerra dos Balcãs com a assinatura de um tratado de paz. Mas um grupo de soldados não consegue afastar as memórias e os traumas que ameaçam perpetuar-se nos seus "eu" e ameaçar a paz das suas vidas, algo que os leva a lançar-se numa nova missão: a do resgate de vários cadáveres numa floresta armadilhada. No entanto, o inimigo parece que está bem mais perto do que se previa.

Castro (Argentina)
Edgar Castro, argentino, anda fugido da mulher Rebbeca, que não vai descansar enquanto não o encontrar. Um filme com ritmo elevado, mistério (esconderijos, pistas, revelações) e, segundo consta, alguns toques de comédia.

Guerra Civil (Portugal)
Um filme português, de Pedro Caldas, que conta a história dos dramas de uma família portuguesa, num verão de 1982 (com uma banda sonora bastante adequada, ao que consta), ameaçada pelas crises existenciais dos seus membros e a descoberta do sexo na adolescência, entre outras coisas.

Le jour ou Dieu est parti en voyage (França/Bélgica)
O drama de uma uma jovem tutsi, durante os dias do genocídio de Ruanda, que fica abandonada na casa onde trabalha, aquando da fuga da família. É uma noite de sofrimento. Na manhã seguinte consegue fugir e esconde-se num bosque onde encontra alguém na mesma situação.

The Robber (Áustria)
A jornada do recordista nacional (da Áustria) de maratona que, simultaneamente, é um dos mais bem sucedidos assaltantes de bancos do país. Uma adrenalina que passa da corrida para o roubo, algo que não consegue controlar. Chega a contar os batimentos cardíacos durante um assalto. Interessante será ver como é que a polícia o vai apanhar. Faz lembrar a antiga anedota do homem fininho que rouba o lugar a um outro, bastante composto, que, por sua vez, lhe diz que está arrumado porque é "lutador de boxe", ao que o ameaçado responde que é "corredor da maratona".

2 comments:

  1. Homossexualidade? Não, não, de todo.

    ReplyDelete
  2. Idiotice minha. Ou má interpretação:

    "Enquanto espera o marido, mantém uma relação com Zé, vinte anos mais novo."

    Li "Enquanto espera, o marido mantém (...)".

    Obrigado pela correcção.

    ReplyDelete