Tuesday, April 20, 2010

INDIELISBOA'10: Perspectivas (Parte 4)


OBSERVATÓRIO
E porque pode não ser óbvio o que trata esta categoria: "É um panorama sobre as obras essenciais do cinema independente contemporâneo do último ano, apresentando filmes de cineastas consagrados.".


OBSERVATÓRIO - LONGAS-METRAGENS

The Bad Lieutenant: Port of Call, New Orleans (dir. Werner Herzog, EUA, fic., 121').

Mc Donagh (Nicholas Cage) é um detective da polícia de NO, viciado em drogas analgésicas que começou a tomar em virtude dos danos físicos que sofreu durante os salvamentos que se seguiram à passagem do furacão Katrina. A sua degradação interior não o afasta do caminho do combate ao crime e mergulha numa jornada contra um assassino de uma família senegalesa e na protecção de uma testemunha contra um traficante de droga. Ao seu lado, como sua namorada, temos Eva Mendes no papel de Frankie, uma prostituta toxicodependente.

City of Life and Death (dir., Chuan Lu, China, fic., 132')
Depois de passar vários meses no "exame de censura", antes de sair para os cinemas chineses, acabou por ser um sucesso e, cito o programa do festival, "é um grandioso épico que entra directamente para a lista dos melhores filmes de guerra de sempre.". Conta a história da invasão japonesa na cidade Nanquim, poucos anos antes do despoletar da II Guerra Mundial (1937), episódio conhecido como o "massacre de Nanquim". Sobre as personagens, de uma combinação bastante heterogénea, espero grandes coisas, nomeadamente nas suas relações umas com as outras: uma professora, um soldado, um missionário e um homem de negócios nazi.

Fantasia Lusitana (dir., João Canijo, Portugal, doc., 65')
(já abordado na "Parte 3").

Life During Wartime (dir., Todd Solonz, EUA, fic., 96')
Confesso que não conheço nada deste autor, mas o que li, numa breve pesquisa interessou-me. Este é um melodrama-cómico que conta a história de duas irmãs: uma que tenta reconstruir a vida longe do marido pedófilo, entretanto libertado da prisão e outra que tenta seguir a vida também longe do marido, enquanto trabalha num estabelecimento prisional e não consegue que a sua aura angelical evite o desmoronar de certos muros que escondem certos segredos.

Mother (dir., Joon-Ho Bong, Coreia do Sul, fic., 129')
Repleto de boas críticas, Mother conta a história de uma mulher que luta para provar a inocência do seu filho de 29 anos, deficiente mental, injustamente acusado de um homicídio, por incompetência do advogado de defesa e da ineficácia e despreocupação da polícia. Um dos que mais quero ver, mas um dos que me será mais difícil de ver, por questões de horário.

My son, my son, what have ye done (dir., Werner Herzog, EUA, fic., 93')
Inspirado na história de Mark Yavorsky, que assassinou a sua mãe "à facada" e em Orestes, a tragédia grega de Eurípedes, o filme conta exactamente um matricídio, perpetrado por Brad McCullum (Michael Shannon), desencadeado por várias razões: umas vozes estranhas que começa a ouvir numa viagem que faz, a obsessão pela tragédia grega, a qual chegou a representar e a excessiva, quase lunática, protecção e pressão da sua mãe. Ao seu lado temos Ingrid, sua namorada (Chloe Sevigny) e contra si temos Hank Havenhurst (William Dafoe), detective encarregue da investigação do crime.

Tales from the Golden Age (dir., Christian Mungiu, Hanno Hofer, Razvan Marculescu, Constantin Popescu, Ioana Uricaru, Roménia, fic., 155')
Mais um sobre o terrível regime ditatorial que a Roménia viveu sob a governação de Ceaucescu. O filme tem a particularidade de ter sido dividido em cinco partes, tornando o projecto um projecto de colaboração de vários realizadores. "Uma visão cómica e dramática (...).".


OBSERVATÓRIO - CURTAS-METRAGENS


The Darkness of the Day (dir., Jay Ronseblatt, doc., EUA, 26')
Trata a depressão, mortalidade (nomeadamente o suicídio) e o isolamento, reflectindo sobre o escritor italiano Primo Levi, sobrevivente do Holocausto.

Mudanza (dir., Pere Portabella, doc., Espanha, 20')
Retrata o assassínio simbólico do poeta espanhol Garcia Lorca, por parte das tropas franquistas.

No comments:

Post a Comment