Tuesday, April 20, 2010

INDIELISBOA'10: Perspectivas (Parte 2)


Competição Internacional - Curtas Metragens

Ella (Noruega, 24').
Uma mulher de 70 anos que gosta de beber e chatear as assistentes domiciliárias. Ah, e não toma banho.

Mother (Polónia, 11')
Um retrato da solidão de uma prisioneira que espera pelo filho na sala de visitas.

Dreams from the Woods (Suécia, 9')
Uma animação sobre uma rapariga que é atraída pelos mistérios de uma floresta, pela harmoniosa melodia da flauta da Morte.

Cocoon (Alemanha, 7')
A importância que um novo penteado pode ter na adolescência.

Grandmother (Japão, 35')
Uma mulher acorda de um coma que em que permanecia há 50 anos, para morrer de seguida. Uma reflexão sobre a vida e a morte, protagonizada pelos seus familiares.

Oxygen (Roménia, 40')
Um breve retrato da angústia vividas por um homem e uma mulher na Roménia de Ceaucescu, que não aguentam e decidem mudar as suas vidas. Contém "imagens de arquivo raras".

The Little Snow Animal (Finlândia, 19')
Não consegui saber muito sobre o conteúdo, mas a breve descrição feita no programa do festival despertou-me o interesse: uma história de amor com imagens de animação, ficção e documentário.

Brune Renault (França, 17')
Quatro rapazes andam à volta num Renault, protagonizando algumas cenas de cariz cómico (pareceu-me), terminando com a avocação de arqueótipos tais como James Bond ou Sharon Stone. Dos que mais aguardo.

Verónica (Portugal, 18')
Uma noite em que se cruzam, num churrasco, dois vendedores de droga, dois viajantes e ... um vestido.

Verão (Portugal, 18')
Um homem chega a uma ilha onde tenta a sua sorte com duas raparigas. Sem sucesso. Bem, a ilha também já se chamava "Ilha do Desespero" ...

Enterrez nos Chiens (França, 50')
Um relato de uma antiga tragédia, perpetuada numa pequena cidade e a reconstrução do crime até à descoberta da peça que faltava.

Four boys, white wiskey and grilled mouse (Tailândia, 10')
Uns breves minutos sobre a profunda simbologia da liberdade onde quatro rapazes, no meio de um campo de arroz, bebem wiskey e comem rato grelhado.

Pal Lines (Roménia, 17')
Uma luta de uma mulher contra o trauma que a acompanha desde um grave acidente que sofreu. É a sua oportunidade de perceber porque é que a sua vida ficou sem sentido.

Wakefield (França, 28)
Wakefield diz à mulher que vai viajar, em negócios. Porém, o que faz é instalar-se numa cabana perto de casa. Vai preparando o seu regresso. Mas o tempo passa e a sua mulher acaba por aceitar a sua morte e entrar numa depressão.

Out of Love (Dinamarca, 29')
Um relato sobre a forma como vivem as crianças no Kosovo, a vender cigarros, no seu pequeno mundo.

Voice on the Line (EUA, 6')
Uma mistura de filmes e arquivos dos anos 50, "resultando numa operação secreta e numa viragem bizarra de larga escala".

Nenhum nome (Portugal, 17')
Mais por ser português do que pela história que parece contar, é sobre X, um homem que perdeu a sua mulher, grávida, num acidente, que conhece uma enfermeira, de nome K, também grávida, pelo que surge uma ligação.

Little Red Hoodie (Reino Unido, 14')
Ao que sei, é uma versão hardcore do capuchinho vermelho.

Muito Além (Portugal, 50')
Uma aldeia portuguesa que morre lentamente. No verão, volta a irradiar vida por alguns dias. Até voltar a mergulhar no leito que a leva direitinha para o desvanecimento.

No comments:

Post a Comment