Tuesday, April 6, 2010

Cinema: cá dentro.


INDIE LISBOA FILM FESTIVAL

Indie Lisboa Film Festival de 22 de Abril a 2 de Maio.

A 7ª edição do festival de cinema independente começa já daqui a cerca de duas semanas e abre com Greenberg, de Noah Baumbach (nomeado para Oscar de Melhor Argumento Original, com The Squirt and the Whale), que conta também com Ben Stiller, e com Fantasia Lusitana, de João Canijo.

Greenberg conta a história de Roger Green (Ben Stiller), um homem de 40 anos que (ainda) enfrenta uma crise existencial, por não saber o que fazer da vida. De notar que recebeu boas críticas no festival de Berlim, assim como a prestação do actor principal. No segundo, conta a influência que milhares de refugiados do regime nazi tiveram no nosso país e na forma como a população encarou a II Guerra Mundial.

Os cinemas onde podem comprar bilhetes e onde decorrerão as sessões são: Cinema City (Alvaláxia), Cinema São Jorge, Culturgest e Cinema Roma. A programação pode ser consultada aqui. O calendário deverá estar disponível Quinta-Feira, dia 8, sendo que os preços também estão disponíveis.

Sobre as categorias, podem ficar a conhecê-las aqui.

Para mais informações: www.indielisboa.com .


Ciclo Indie Lisboa - FNAC.
De 1 a 26 de Abril, 13 FNAC do país (Cascais, do Chiado, do Colombo, do Vasco da Gama, de Almada, do Algarve, de Braga, de Viseu, de Coimbra, do GuimarãesShopping, do MarShopping, do NorteShopping e de Santa Catarina) irão exibir alguns filmes da edição do festival do ano passado. A entrada é grátis e os filmes, bem como respectivos horários, podem ser consultados aqui.
Além disso, no dia 15 de Abril, os directores do festival farão a apresentação do mesmo na FNAC Chiado.


Ciclo de cinema na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Já vai tarde, mas conta a intenção. De 30 de Março a 8 de Abril, a Reitoria da UL, em parceria com o festival, apresenta uma série de curtas e longas metragens da sua 6ª edição. A entrada é grátis e o programa/cartaz pode ser consultado aqui.


MANIFESTO PELO CINEMA PORTUGUÊS

Iniciativa de nomes respeitáveis do cinema português, desde a imensa experiência de Manoel de Oliveira, ao jovem talento João Salaviza, trata-se de uma petição em nome de melhores condições e de maior respeito e consideração pelo bom trabalho que se faz e pode fazer em Portugal, no mundo do cinema. O problema é que não há condições. Apesar de ser pouco mediático e não andar nas páginas dos jornais, também o Ministério da Cultura pouco tem feito para as coisas andarem para a frente. Leiam e assinem a petição.

No comments:

Post a Comment