Friday, April 22, 2011

Ruiz volta a filmar em Portugal - será desta ?


Na altura escrevi no blog sobre a minha grande expectativa em relação a "Mistérios de Lisboa", produzido por Paulo Branco, escrito por Carlos Saboga, protagonizado por portugueses, apesar de ser realizado pelo chileno - obra lusitana, portanto. Questionei-me sobre se não seria o nosso primeiro grande épico. Da mesma forma, também na altura própria, manifestei o meu grande desagrado em relação ao filme, com os argumentos que apresentei neste mesmo espaço.

Chegou à poucos dias a notícia de que Raul Ruíz voltará a filmar em Portugal, de novo sob a alçada de Branco (que entretanto também está de volta de "Cosmopolis", de Cronenberg), o filme de título "As Linhas de Torres Vedras", sobre as invasões francesas em Portugal. Será este o título original e terá como tradução inglesa "The Lines of Wellington", e contará com monstruoso (para a nossa realidade) orçamento de quatro milhões e meio de euros.

Volto a ter grande expectativa e volto a depositar neste filme a esperança que depositei no outro, que, ainda assim, foi bem recebido. Com tamanho orçamento, não há razão para não se fazer um grande filme e estou certo de que o realizador estará à altura. A minha grande dose de cepticismo vai, enfim, para o argumentista, o mesmo, que também escreveu "Milagre Segundo Salomé", cuja crítica também já aqui deixei. Espero que, no mínimo dos mínimos, se dedique a uma exaustiva pesquisa ao estilo kubrickiano.

2 comments:

  1. Bem, o orçamento não é tudo e não quer dizer que por ter muito dinheiro tenha obrigação de ser bom, já que o argumento pode não ser bom... Mas de qualquer modo, eu achei genial Mistérios de Lisboa, como bem sabes e estou ansioso pela edição especial... o facto de ele regressar a Portugal é motivo para me deixar a salivar.

    ReplyDelete
  2. Claro, Tiago, e eu reitero várias vezes que o dinheiro não é desculpa para nada. Aliás, é precisamente por isso que faço a observação a que te referes, já que a grande parte dos cineastas portugueses se desculpa com a falta de recursos (coisa que já não aconteceu no Mistérios).

    ReplyDelete