Saturday, April 23, 2011

Pérolas prontas a brotar



Andam sempre por aí umas certas pequeninas pérolas cinematográficas, obras recentes e fora da alçada das grandes produtoras, incrivelmente originais e que são muitas vezes os primeiros trabalhos de gente de quem não deixamos de falar nos anos que se seguem.

Costumo, sobre este assunto, pegar sempre no festival de cinema de Sundance, como fiz neste artigo, em que escrevi umas breves linhas sobre Another Earth, agarrada e não mais largada pela perspicaz Fox Searchlight Pictures: "No dia em que a comunidade científica descobre um novo planeta no sistema solar, uma ambiciosa estudante e um reconhecido compositor cruzam os seus caminhos num trágico acidente.".

Hoje, já há poster e trailer para este drama de ficção científica, escrito e realizado por Mike Cahill (ajudado no guião pela actriz principal, Brit Marling), técnico especializado em efeitos especiais (questionava-me sobre como teriam, com os poucos recursos da produção independente, levar avante uma imagem como esta). O dia em que a população mundial descobre que, algures no universo, sempre existiu um segundo planeta Terra, com uma segunda versão de si próprios - "There's another you out there".





Por outro caminho segue Sleeping Beauty, pelas mãos da Paramount, que estreará este ano em Cannes, e que surpreende por ser a primeira expedição de Julia Leigh no grande ecrã. Conta a história de uma encantadora rapariga que se decide aventurar no mundo da prostituição e que descobre uma bizarra estratégia para satisfazer um estranho fetiche de vários clientes: fazer sexo com uma mulher a dormir. De cada vez, toca droga para desmaiar e apenas acordar na manhã seguinte sem se lembrar de rigorosamente nada.

Tal como em "Another Earth", o material promocional chama por nós e tem como outro grande trunfo Emily Browning (Sucker Punch), que parece vir fazer parte da jovem geração de grandes actrizes que já se faz sentir. Anseio por ambos.



4 comments:

  1. Belíssimo post Diogo, e igualmente anseio por ambos. Gostei particularmente do trailer de "Sleeping Beauty".

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Uau.
    A lista de filmes a ver nunca pára de crescer :p

    ReplyDelete
  3. São dois filmes que espero que sejam grandes filmes. A premissa do primeiro é excelente.

    Abraço
    Frank and Hall's Stuff

    ReplyDelete
  4. Pelo que li, o Another Earth não é assim tão bom quanto isso, mas de qualquer forma... pelo trailer parece soberbo e depois ainda por cima com banda sonora de The Cinematic Orchestra. E o Sleeping Beauty já anseio desde a sinopse... o trailer veio intensificar a expectativa!

    ReplyDelete