Friday, September 17, 2010

Joaquin Phoenix e Casey Affleck: GENIAL ?

Sem tempo para escrever, cito um artigo da SAPO Cinema:

"Em entrevista New York Times, Affleck reconheceu que «I'm Still Here» não é o retrato cru e doloroso da realidade que fingia ser, ao acompanhar a vida de Phoenix durante um período de dois anos.

"É uma actuação sensacional. É a performance da carreira dele", disse o actor e realizador irmão Ben Affleck.

As cenas em que Phoenix aparece a consumir drogas e a fazer sexo com prostitutas, apresentadas como um vídeo caseiro feito por parentes do actor, não eram situações reais. "Filmámos aquilo várias vezes, eram actuações", contou Affleck.

Até mesmo a polémica participação de Joaquin Phoenix no programa de David Letterman, em 2009, não foi o que pareceu. Letterman não sabia, mas o actor, que agiu de maneira atípica durante a entrevista, estava a encenar para o "documentário".

Affleck apresentou o filme no Festival de Veneza, no início de Setembro, como um documentário "resoluto".

Durante os 18 meses de filmagem, Phoenix "jamais se deixou intimidar e permitiu-me ver todos os aspectos da sua personalidade", descreveu Affleck.

O realizador e o actor são cunhados.

"Nunca tentei enganar ninguém. A ideia de uma, abre aspas, brincadeira, fecha aspas, nunca me passou pela cabeça", destacou."

6 comments:

  1. Esse último parágrafo confundiu-me. Mas afinal é tanga do Phoenix ou não?

    Este mistério torna-se cada vez mais interessante!

    Abraço ;)

    ReplyDelete
  2. Encenação ou não, vamos lá ver se esta treta presta ou não.

    ReplyDelete
  3. É algo de pelo menos peculiar...
    Mas não parece algo contraditório: "é a performance da carreira dele" vs "permitiu-me ver todos os aspectos da sua personalidade" vs "documentário"?
    Eu gostei do Phoenix em Gladiador e ainda mais no Walk The Line...e de facto todos aqueles episódios, no Letterman e assim, pareciam esquisitos ou deslocados...
    Suponho que má publicidade seja sempre publicidade, por isso o filme estará bem lançado ;)

    Já o tinha dito no meu cantinho..mas aproveito novamente para te agradecer pelos teus constantes comentários :) é muito bom ter esse feedback positivo!

    ReplyDelete
  4. Considero as fronteiras entre a ficção e o documentário hoje inexistentes. Ambos transpõem uma verdade contestável e intersubjectiva. E é por isso que estes documentários falsos resultam tão bem em Hollywood (a reportagem do jornal Público - aqui: http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=265456 - explica, muito bem, isto e a nossa realidade obcecada pelas celebridades). Não admira que o próprio realizador se sinta inspirado por Gus Van Sant.

    ReplyDelete
  5. este filme é um falhanço completo. não sei que passaria pela cabeça do joaquin phoenix para desperdiçar 1 ano da carreira dele numa manipulação absurda na qual o público não tem obviamente ibnteresse nenhum. depois vem dizer que é uma sátira à cultura das celebridades. penso eu, modestamente, que esta é uma forma bastante parva de a fazer.

    comprimentos

    ReplyDelete
  6. Não concordo nada contigo quando dizes que o público não tem interesse nenhum. Acho mesmo que foi uma manobra de marketing genial, e acredito que leve muita gente ao cinema. Em que te baseias para defenderes essa posição ?

    Vou citar o que disse quando te respondi ao outro comentário, presumindo que são da mesma pessoa:

    "De qualquer forma, peço-te que para a próxima te identifiques, por uma questão de transparência nas discussões ;)"

    ReplyDelete