Monday, February 14, 2011

Sundance Film Festival'11: observações


À grande consideração que merece um dos maiores festivais de cinema da actualidade, não pude eu fazer jus, enquanto decorria, no Utah, entre 20 e 30 de Janeiro. O bastião da divulgação do cinema independente dos Estados Unidos é reconhecidíssimo por ter dado e por ainda continuar a dar a conhecer ao mundo novas e originais obras, de novos e extraordinários cineastas - da primeira edição, com o primeiro filme dos irmãos Coen ("Blood Simple", em 1985), à edição passada, com duas grandes e surpreendentes participações nos Óscares ("The Kids Are All Right" e "Winter's Bone"). Ao contrário do paradigma europeu, nomeadamente em Cannes, Veneza e Berlim, em que todas as atenções estão postas nos meticulosos e analíticos julgamentos da prestigiada crítica internacional, aqui a expectativa é a de que as grandes distribuidoras independentes descubram a nova sensação do ano, que pode, eventualmente, tornar-se a sensação por um muito maior período de tempo (irmãos Coen, Darren Aronofsky, Paul Thomas Anderson, Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Steven Soderbergh, entre outros).



Apresento-vos alguns emblemáticos membros do júri deste ano: Susanne Bier ("In a Better World"), Jeffrey Blitz, America Ferrera, Matt Groening ("The Simpsons"), Clark Gregg ("Choke"), Bong Joon-Ho ("The Host"), Jose Padilha, Kim Peirce ("Boys don't Cry"), Jason Reitman ("Up in the Air"), and Lucy Walker.

Antes de chegar aos grandes destaques, deixo-vos também a lista de premiados:

GRANDE PRÉMIO DO JÚRI (DOCUMENTÁRIO) - "How to Die in Oregon".
GRANDE PRÉMIO DO JÚRI (DRAMA) - "Like Crazy".
GRANDE PRÉMIO DO JÚRI, CINEMA INTERNACIONAL (DOCUMENTÁRIO) - "Hell and Back Again".
GRANDE PRÉMIO DO JÚRI, CINEMA INTERNACIONAL (DRAMA) - "Happy, Happy".

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (DOCUMENTÁRIO, EUA) - BEING ELMO: "A Puppeteer's Journey".
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (DRAMA, EUA) - "Another Earth".
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (INTERNACIONAL) - "Position Among the Stars".
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI PARA MELHOR ACTUAÇÃO (EUA) - Felicity Jones ("Like Crazy").
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI PARA MELHOR ACTUAÇÃO (INTERNACIONAL) - Paddy Considine e Olivia Colman ("Tyrannosaur").

PRÉMIO DA AUDIÊNCIA (DOCUMENTÁRIO, EUA) - "Buck".
PRÉMIO DA AUDIÊNCIA (DRAMA, EUA) - "Circumstance".
PRÉMIO DA AUDIÊNCIA (DOCUMENTÁRIO, INTERNACIONAL) - "Senna".
PRÉMIO DA AUDIÊNCIA (DRAMA, INTERNACIONAL) - "Kinyarwanda".
PRÉMIO DA AUDIÊNCIA (NEXT) - "to.get.her".

MELHOR REALIZADOR (DOCUMENTÁRIO, EUA) - Jon Foy ("Resurrect Dead: The Mystery of the Toynbee Tiles").
MELHOR REALIZADOR (DRAMA, EUA) - Sean Durkin ("Martha Marcy May Marlene").
MELHOR REALIZADOR (DOCUMENTÁRIO, INTERNACIONAL) - James Marsh ("Project Nim").
MELHOR REALIZADOR (DRAMA, INTERNACIONAL) - Paddy Considine ("Tyrannosaur").

MELHOR ARGUMENTO WALDO SALT - Sam Levinson ("Another Happy Day").
MELHOR ARGUMENTO (DRAMA) - Erez Kav-El ("Restoration").

MELHOR EDIÇÃO (EUA) - Matthew Hamachek e Marshall Curry ("If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front").
MELHOR EDIÇÃO (DOCUMENTÁRIO, EUA) - Goran Hugo Olsson e Hanna Lejonqvist ("The Black Power Mixtape 1967-1975").

MELHOR FOTOGRAFIA (DOCUMENTÁRIO, EUA) - Eric Strauss, Ryan Hill e Peter Hutchens ("The Redemption of General Butt Naked").
MELHOR FOTOGRAFIA (DRAMA, EUA) - Bradford Young ("Pariah")
MELHOR FOTOGRAFIA (DOCUMENTÁRIO, INTERNACIONAL) - Dangfung Dennis ("Hell and Back Again").
MELHOR FOTOGRAFIA (DOCUMENTÁRIO, INTERNACIONAL) - Diego F. Jimenez ("All Your Dead Ones").

MELHOR CURTA-METRAGEM (EUA) - "Brick Novax".
MELHOR CURTA-METRAGEM (INTERNACIONAL) - "Deeper Than Yesterday".

MENÇÕES HONROSAS PARA CURTAS-METRAGENS
"Choke".
"Diarchy".
"The External World".
"The Legend of Beaver Dam".
"Out of Reach".
"Protoparticles".

PRÉMIO ALFRED P. SLOAN PARA LONGA-METRAGEM - "Another Earth".


Por fim, as grandes aquisições da edição de 2011, os filmes que poderemos nós estar a ver no cinema daqui a seis meses, foram:

"Salvation Boulevard" - Num mundo de igrejas poderosíssimas, um cristão novo é perseguido por um grupo de fundamentalistas da sua própria igreja, que farão tudo para proteger o seu grande pastor. Com Pierce Brosnan e Jennifer Connely, no género de comédia, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Sony Pictures Worldwide.

"Project Nim" - Conta a história de um chimpanzé, retirado da sua mãe à nascença, criado por uma família de humanos, nos anos 70. O livro da selva ao contrário ? Este é documentário. Os direitos de distribuição foram adquiridos pela HBO e pela Roadside Attractions.

"The Last Mountain" - Uma companhia de exploração de carvão e uma pequena comunidade lutam pelo destino da última montanha em Appalachia, sob os paradigmas energéticos contemporâneos. Um documentário cujos direitos foram adquiridos pela Dada Films.

"The Details" - Quando uma família de guaxinis descobre uma um recurso de minhocas a viver debaixo do jardim do quintal de Jeff e Nelly, entramos numa cómica e negra corrente de reacções e tensão familiares a assassinato e infidelidade. Conta com Tobey McGuire e Elizabeth Banks e os direitos de distribuição foram adquiridos pela Weinstein Company.

"I Melt With You" - Quando quatro ex-colegas de liceu, quarentões, se encontram para a sua reunião anual, as coisas ficam, subitamente, fora de controlo. Com Rob Lowe, Thomas Jane eJeremy Piven, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Magnolia Pictures.

"Perfect Sense" - Um cozinheiro e uma cientista apaixonam-se quando uma epidemia retira à população várias faculdades sensoriais. Com Ewan McGregor e Eva Green, os direitos de distribuição foram adquiridos pela IFC Films.

"The Guard" - Um polícia irlandês pouco ortodoxo, com um temperamento conflituoso, é colocado em equipa com um inspector do FBI, para juntos investigarem uma rede mundial de tráfico de droga. Com Don Cheadle e Brendon Gleeson, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Sony Pictures Classics.

"Another Earth" - No dia em que a comunidade científica descobre um novo planeta no sistema solar, uma ambiciosa estudante e um reconhecido compositor cruzam os seus caminhos num trágico acidente. Com William Mapother e Brit Marling, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Fox Searchlight Pictures.

"My Idiot Brother" - A história de um idealista que se envolve, inoportunamente, na vida de três irmãs. Uma comédia com Paul Rudd, Elizabeth Banks, Zooey Deschanel, Emily Mortimer e Rashida Jones, em que os direitos de distribuição foram adquiridos pela Weinstein Company.

"Like Crazy" - Um estudante britânico apaixona-se por uma estudante americana, apenas para serem separados quando o primeiro é banido dos EUA, com a expiração do seu visa. Um drama romântico com Anton Yelchin ("Star Trek"), Felicity Jones ("The Tempest"), e a grande Jennifer Lawrence ("Winter’s Bone"), em que os direitos de distribuição foram adquiridos pela Paramount Pictures.

"Margin Call" - Um thriller sobre o papel das pessoas mais importantes de um banco, durante 24 horas, no início da preocupante crise económica internacional. Com o elenco mais conceituado do festival, composto por Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Penn Badgley, Simon Baker, Mary McDonnell, Demi Moore e Stanley Tucci, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Roadside Attractions e pela Lionsgate.

"Homework" - George, um solitário estudante que terminou o curso sem nunca ter tido um verdadeiro dia de trabalho, conhece Sally, uma popular mas complicada rapariga, que reconhece nele uma pessoa interessante. Com Freddie Highmore e Emma Roberts, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Fox Searchlight Pictures.

"Martha Marcy May Marlene" - Assombrado por dolorosas memórias e por uma paranóia crescente, uma mulher luta por se voltar a inserir na sua família, depois de conseguir escapar a um culto abusivo. Com Elizabeth Olsen, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Fox Searchlight Pictures.

"The Ledge" - Um thriller em que uma discussão de filosofias entre um cristão e um ateu se elevam a uma verdadeira e letal batalha. Com Liv Tyler, Patrick Wilson e Terrence Howard, os direitos de distribuição foram adquiridos pela IFC Films.

"Buck" - Um documentário sobre a vida do homem que falava com cavalos, Buck Brannaman, cujos direitos de distribuição foram adquiridos pela Sundance Selects.

"Tabloid" - Um documentário de Errol Morris (vencedor de um Óscar com "The Fog of War") sobre uma ex-Miss Wyoming, acusade de raptar e manter em cativeiro um missionário mórmon. Os direitos de distribuição foram adquiridos pela Sundance Selects.

11 comments:

  1. Excelente análise a um dos festivais mais subestimados. Uma fonte que deu de beber a novos cineastas, onde tesouros são encontrados, um veiculo de oportunidades que pode lançar talentos como não se faz na Europa. Um interessante festival para "novatos", para aqueles que querem divulgar a sua obra, para aqueles que procuram algo mais, o Sundance é sem duvida o bastião da divulgação do cinema indepente como dizes, não só dos EUA, mas para todo o Mundo.
    Começaram lá grandes génios do cinema actual, foi lá que viram o seu cinema a ser divulgado, foi lá que o Mundo os ficou a conhecer.
    E todos os anos surgem filmes que surpreendem, como o caso de Winter´s Bone o ano passado.

    ReplyDelete
  2. Muito obrigado pelo comentário, Pedro. Como é óbvio, é tudo isso que dizes. Grande Sundance ;)

    ReplyDelete
  3. Muita boa informação sb um festival a ganhar cada vez mais importancia e adeptos.

    ReplyDelete
  4. Excelente análise do festival. Sinceramente, o peso e medida do festival tem me desiludido bastante. AGora começam a aparecer obras produzidas com 15 milhões (e mais) e com muitas e grandes estrelas. Não é essa essência de Sundance. O seu objectivo sempre foi promover obras mais pequenas mas com extremo potencial para longos vôos. Tenho pena que também Sundance tenha cedido ao peso da grande indústria.

    ReplyDelete
  5. GONGA: Muito obrigado ;)

    FIFECO: Muito obrigado, também ;) E tens uma grande razão no que dizes, também. Nota-se já o peso que a indústria começa a ter neste festival (nomeadamente neste Margin Call), o que pode começar a ofuscar alguns talentos, contrariando tudo aquilo que fez erguer o festival. No entanto, mantenho esperança e convicção de que teremos sempre algumas surpresas, como "Winter's Bone" e "The Kids Are All Right", que custaram, respectivamente, 2 e 4 milhões - enquadram-se, portanto, nas pequenas mas talentosas produções.

    ReplyDelete
  6. Sim, sem dúvida alguma. É de louvar ver essas produções atingirem o estatuto que atingiram, se bem que no caso do Kids Are Allright, o elenco ajudou certamente. Juliane Moore, Anette Benning e Mark Ruffalo são nomes de peso apesar de tudo. Mas ainda assim, foi excelente para promover o trabalho de uma realizadora que no passado já nos deu boas coisas.

    ReplyDelete
  7. Sim, também é verdade. Mas é como dizes: "ainda assim". E "Winter's Bone" não só se revelou um grande filme, dando a conhecer o grande potencial da Granik como lançou a carreira de uma grande actriz (que, segundo sei, nem o era): Jennifer Lawrence.

    ReplyDelete
  8. Também concordo com eles todos, uma excelente análise Diogo :)

    Hei-de fazer a minha quando pegar nalguns destes títulos para os meus "filmes recomendados para 2011" mas é um bom grupo de títulos que cá escolheste.

    Estou curioso, principalmente, pelo MARTHA MARCY MAY MARLENE e pelo LIKE CRAZY, pela imprevisível batalha entre distribuidoras que houve pela posse dos dois títulos. E pelos elogios a ambas as protagonistas.

    Cumprimentos!

    ReplyDelete
  9. Também curioso é o facto de este ano não termos nenhum GRANDE FILME a sair de Sundance, como "The Kids Are All Right" ou "An Education" em anos anteriores. E nenhum dos títulos que por lá passou parece ter grande chance de lutar por prémios. Mas a ver vamos.

    ReplyDelete
  10. É certo. Mas as surpresas surgem aí mesmo, quando não se espera ;)

    ReplyDelete