Friday, December 31, 2010

Balanço 2010


OS MELHORES FILMES DO ANO
Ao contrário do que se passa na maior parte da blogosfera, por me guiar sempre pela primeira estreia de cada filme, esperarei até à estreia comercial em Portugal de vários filmes de 2010, para fazer este top. Isto porque reconheço em muitos deles potencial para entrar na lista.

Os títulos que se seguem são referentes já não a uma "época cinematográfica" mas sim, exactamente, ao meu ano de 2010, a ver filmes, quaisquer que tenham sido.


A MAIOR SURPRESA
Dogtooth / Canino (2009)


A MAIOR DESILUSÃO
Cinema Português


A MELHOR DESCOBERTA
Abbas Kiarostami


A PIOR DESCOBERTA
João Pedro Rodrigues

13 comments:

  1. CANINO foi, definitivamente, um dos filmes do ano (coloquei-o em 2º no meu top de 2010).

    Só não compreendo a Melhor Descoberta (Abbas Kiarostami)... Solicito esclarecimento?

    Cumps cinéfilos.

    ReplyDelete
  2. Dos realizadores que não conhecia até este ano, e que passei a conhecer, o Kiarostami foi a melhor descoberta ;)

    ReplyDelete
  3. Conhecer no sentido de ver obra sua.

    ReplyDelete
  4. OK, era essa a impressão que tinha.

    Foi, então, uma fantástica descoberta! :)

    ReplyDelete
  5. Posso perguntar o motivo da escolha de João Pedro Rodrigues para pior descoberta??? Não sou muito conhecer da sua obra, apenas ainda vi "Odete" mas achei um filme provocante mas até bem conseguido...

    ReplyDelete
  6. Ah e "Kynodontas" é, sem duvida, a surpresa do ano!

    ReplyDelete
  7. Abbas é sem duvida um genio, vale a pena ver a sua carreira.
    E canino? Foi para mim tb um dos melhores filmes de 2010.

    ReplyDelete
  8. Vou fazer exactamente como tu: divulgarei os meus prémios em finais de Janeiro/início de Fevereiro, para incluir os títulos desta temporada.

    Sempre fiz assim e, como tal, não me "apetece" mudar :)

    Acho bem as tuas escolhas para surpresa, desilusão e descobertas, as minhas seriam:

    Maior Surpresa: Poderia ser DOGTOOTH, mas vou optar pelo menos óbvio: WHITE MATERIAL. Eu já venerava a Claire Denis após o 35 SHOTS OF RUM e o BELLE TRAVAIL, mas nada me preparava para isto. Se esta década passada já tinha dito que Huppert tinha dado a melhor interpretação da década (par a par com Moore em FAR FROM HEAVEN e Swinton em JULIA), como é possível que Huppert, no primeiro ano da nova década, consiga uma interpretação do mesmíssimo nível? Brilhante.

    Maior Desilusão: Tantas. O cinema português é uma, sem dúvida (não todo, mas o que tenta ser "mainstream"). Mas não tenho qualquer dúvida que a minha grande desilusão de 2010 vai para a pobre recepção que UP IN THE AIR, um filme que dentro de 10 anos vai ser um clássico (ainda vou ver muitos elogiarem daqui a alguns anos - tu vais ser um, vais ver :P), ser desprezado por esse mundo fora.

    Maior Descoberta: Meryl Streep (só de pensar que ainda não escrevi metade dos textos para a iniciativa... pelo andar da coisa só daqui a um ano é que acabo!)

    Pior Descoberta: Comédias românticas em 2010. Este é um género que neste momento não tem ressurgência possível. Aparece uma boa por ano. E só.


    Aproveito já para desejar um feliz 2011 ao A GENTE NÃO VÊ e à sua equipa fabulosa de um elemento, cujo trabalho muito admiro e prezo (como tu sabes bem) e que o ano novo te traga novos, grandes e magníficos projectos pá! Por cá esperamos novidades ;) (não te esqueças dos dois projectos que ainda temos em comum a realizar)


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ReplyDelete
  9. GONGAS:

    Já não conto Canino como 2010, pelo que ele, para mim, não é a "surpresa de 2010". O filme é de 2009 e eu sigo-me pela sua primeira estreia oficial, em todo o mundo. A categoria referia-se aos filmes que vi em 2010; até poderia ter escolhido All About Eve. Só vi o filme em 2010, sendo que saiu em 2009, e foi o que mais me surpreendeu.

    FILIPE,

    Sobre o Canino, é o mesmo do que para o Gongas.

    Sobre João Pedro Rodrigues. Porque ele é incrivelmente ovacionado lá fora, está sempre em Cannes, é um génio que só faz obras de arte e, ao ver "O Fantasma" e "Odete" deparei-me com dois dos piores filmes que vi na vida (não sei se conheces o Film Affinity, mas dei 1 e 2, respectivamente). As histórias são muito más e muito mal construídas. As personagens não são nada, as cenas são quase todas inúteis e sem propósito, a passividade é aborrecida, a câmara é tudo menos narrativa. A justificação para este nada é a sua classificação como um "tudo" incrivelmente poético e metafísico. É uma espécie de fazer mal as coisas e depois dizer que estão propositadamente mal feitas.

    "Odete", por exemplo. O que raio é aquilo ? Não falo do final, sem sombra de dúvida o pior final de um filme a que alguma vez assisti, e que "O Fantasma" segue de muito perto. O que raio é aquela personagem principal ? O filme não consegue ser sobre maternidade, não consegue ser sobre a perda, não consegue ser sobre a homossexualidade. É uma tentativa mesclada, desorganizada, desestruturada de ser tudo, que trata as coisas como se o espectador fosse um idiota e não pudesse compreender as coisas. Por exemplo, a personagem do gay que está vivo, não serve para absolutamente nada, nada, nada, naquela história, a não ser para atrapalhar, nomeadamente aquando da sua introdução como personagem principal, na cena que promete introduzir um tema e um tratamento principais aos quais nunca mais se volta: a culpa. E podíamos ficar aqui muito tempo, da minha parte.

    Em breve, em princípio, verei "Morrer Como Um Homem". Porém, um amigo que partilha comigo a mesma visão das coisas, diz que não foge a "Odete", o que me deixa verdadeiramente intrigado sobre os objectivos que o ICA (não) tem para o cinema português.

    Deixo uma nota para o facto de o meu problema não ter rigorosamente nada a ver com a homossexualidade. A diferença é que há bons filmes sobre a homossexualidade e também os há péssimos, como em relação a qualquer outro tema. Além de que este não é um filme sobre homossexualidade, como disse, mas que tem bocados nojentos de gay porn.

    JORGE,

    Em grande parte, respondi-te no teu blog ;)

    Digo-te que, em relação ao cinema português, a minha maior desilusão foi em relação ao cinema "não-mainstream", já que em relação ao seu oposto não tinha dúvidas. Foi uma desilusão perceber que afinal os nossos "artistas" não são valorizados cá dentro, não por uma questão de mentalidade da audiência, mas por sua própria mentalidade.

    Quanto ao Up in the Air, achei imensa graça a essa questão dos 10 anos e esperarei para ver :p

    Abraço a todos, obrigado pelos comentários.

    ReplyDelete
  10. É verdade o nosso querido cinema de "aut"or tem se revelado cada vez mais cinema de "aut"ista, e João Pedro Rodrigues é muito provavelmente a pior descoberta deste ano, aquele "O Fantasma" marca.

    ReplyDelete
  11. Estou a preparar um post em defesa do mui desprezado Fantasma. E nao me vou por com os facilitismos do costume.

    E Diogo quero que me expliques o que é um filme "sobre homossexualidade". E já agora sobre heterossexualidade.

    ReplyDelete
  12. FLÁVIO,

    Nunca te achei facilitista nem nunca te apontei algo do género. Aguardo com expectativa a tua participação (que não sei se farás aqui ou no blog do Pedro) ;).

    O que é um filme sobre homossexualidade ? Um filme em que o tema retratado é a relação entre duas pessoas do mesmo sexo, com a intenção de evidenciar a natureza da relação. Por exemplo, para mim, um dos temas de "Brokeback Mountain" é a homossexualidade.

    Um filme sobre a heterossexualidade é algo menos comum, porque até há muito pouco tempo, no geral, a heterossexualidade era o pressuposto. Por exemplo, no "The Last Tango in Paris", o Bertolucci não fez um filme sobre isso, porque era algo completamente pressuposto. A própria homossexualidade ainda pode ser retratada de forma diferente porque os seus retratos ainda apelam ao chamamento da diferença, à sensibilização. Hoje em dia, para retratarmos a heterossexualidade (não me consigo lembrar de nenhum filme ao qual possa atribuir esse tema), teria de ser estabelecendo a diferença directa, no filme, com a homossexualidade, eventualmente retratando a homossexualidade como paradigma dominante do próprio.

    Não sei se me faço entender.

    Abraço.

    ReplyDelete
  13. Não quer dizer que todos os filmes que retratem a homossexualidade sejam sobre esta, "Alice" tinha um casal homossexual, e no entanto não é sobre homossexualidade, em "A Beleza Americana" passa-se o mesmo. Mas por exemplo "Os Rapazes não Choram" é um filme sobre a homossexualidade. Por exemplo, "Vera Drake" é um filme sobre o aborto, no entanto é dificil categorizar um filme sobre partos, talvez não o haja porque talvez não seja necessário haver um filme sobre partos porque estes não são condenados por uma parte da população, no entanto é necessário um filme que revele a necessidade do aborto e que seja sobre este mesmo.

    ReplyDelete