Friday, December 3, 2010

Fá-las curtas !

Do site do Público:

"De acordo com Jorge Wemans, director de programas da RTP2, trata-se de um concurso inédito em Portugal, inspirado num modelo canadiano (Fait ça courts no original), que será apresentado “tipo taça de Portugal”, começando com 16 equipas que concorrem umas contra as outras, em pares, que se vão apurando sucessivamente como se fosse para os quartos de final, meia final e final.

Os telespectadores serão conduzidos pela actriz e apresentadora Filomena Cautela através dos bastidores da rodagem de cada curta, revelando em estilo “making of” todos os passos dados pelas duplas de argumentistas e realizadores até ao produto final.

Cada programa acompanha duas equipas em competição, mostrando a forma como trabalharam e as curtas-metragens que realizaram.

Para realizar os filmes, os jovens concorrentes contam com todos os meios necessários fornecidos pela organização, desde equipamento, a cenários, passando pelos actores, mas têm de cumprir determinadas regras para se manterem em concurso.

As duplas têm três dias para preparar e finalizar cada curta-metragem, que terá uma duração de dois a três minutos.

“No primeiro dia tomam conhecimento do cenário (igual para as duas duplas a concurso em cada programa) e dos atores com quem vão trabalhar. Nesse mesmo dia escrevem o guião para filmarem no dia seguinte. No último dia editam as imagens”, explicou António Borga, da produtora responsável pelo concurso, a Valentim de Carvalho.

Para realizar os filmes, os concorrentes contam com todos os meios necessários fornecidos pela organização, desde equipamento a cenários, passando pelos actores.

Entre os atores que irão participar nas curtas-metragens estão Filipe Duarte, Catarina Wallenstein, André Gago, Sandra Celas, Gonçalo Waddington, Vítor Norte, São José Correia e Cucha Carvalheiro, que, segundo António Borga, “têm aderido entusiasticamente a esta ideia”.

O júri que irá avaliar semanalmente os trabalhos das duplas é constituído por dois realizadores: Joaquim Leitão e João Garção Borges.

As 16 equipas concorrentes já foram escolhidas, a partir de 78 candidaturas aceites, e durante o concurso serão submetidas à avaliação de um júri, que determinará quais as que seguem em frente e quais as que ficam para trás.

Um dos grandes objectivos deste programa, segundo Jorge Wemans, é promover a realização de curtas-metragens em Portugal, um desígnio que a RTP2 tem vindo já a cumprir com o programa Onda Curta."

No comments:

Post a Comment