Tuesday, November 16, 2010

O Cinema e a Moda: uma parceria blogosférica



Poucas vezes, excepto quando no meio da lista dos vencedores dos prémios da Academia, conferimos a devida importância, nas nossas análises e divagações cinematográficas, ao guarda-roupa, fundamental elemento da mise-en-scene.

Na confluência que o Cinema é de todas as artes, não falta, pois, espaço para a também nobre forma de expressão que é a Moda, poderoso veículo de criação de mood e de progressão narrativa. Desde o simplismo irónico e cáustico de Alex de Large ("A Clockwork Orange"), ao italo-americano de "The Godfather", passando pelo cocquetismo de "Playtime" ou "Mon Uncle", é inegável a participação do design, do tecido, da cor, do pormenor, enfim, do vestuário, que tanto diz sobre cada um de nós e, como tal, de cada uma das personagens.

O A Gente Não Vê inicia assim aquele que se espera ser um frutuoso percurso de uma parceria com o Bouttique (cliquem), um blog de moda, escrito por uma cinéfila, como todos nós, em que, por iniciativa própria, a convite meu ou seguindo iniciativas minhas (num certo paralelismo), escreverá sobre o guarda-roupa de alguns filmes, analisando a forma como o mesmo contribui para o resultado final.

Convido-vos a visitarem, desde já, o respectivo segundo elemento desta facção, que começou hoje mesmo com o seu primeiro filme: Edward Scissorhands, de Tim Burton.

1 comment:

  1. Uma iniciativa que se anuncia como bastante interessante e original :)
    De facto, o guarda-roupa desempenha um papel essencial num filme...que infelizmente passará muitas vezes despercebido...

    ReplyDelete