Friday, October 22, 2010

Harry Potter na corrida para os épicos

Foi com desalento que nos últimos dez anos assisti à constante quebra de qualidade dos sucessivos volumes da saga Harry Potter, cujos livros devorei com uma avidez impressionante, cujo mundo ainda hoje me encanta e faz parte da geografia do meu imaginário. Do primeiro filme, Harry Potter and the Sorcerer's Stone, que me impressionou e ,muito me fez sonhar pela relação entre a idade que eu ainda tinha e a necessidade da criança em ser voyeur dos seus universos de fantasia, até mais recente filme, Harry Potter and the Halfblood Prince, com um argumento péssimo, equiparável a qualquer rasca comédia de domingo à tarde, tenho esperado e "esperançado" por algo definitivamente grandioso, megalómano, marcante para a própria saga e para o cinema.

Depois de ver os trailers, posso garantir que as minhas expectativas nunca estiveram tão altas, em relação ao pequeno feiticeiro. De facto, acredito e espero que sairá daqui (dos dois volumes) um autêntico épico do cinema, um mastodôntico retrato deste mundo mágico.

Antes de vos desafiar a verem por vocês mesmos, adianto que um dos pontos fortes (fortíssimos) deste filme parece ser a fotografia. O Director de Fotografia é nada mais nada menos do que Eduardo Serra, o português que já por duas vezes viu o seu nome entre os nomeados da Academia, pela imagem de The Wings of the Dove e Girl with a Pearl Earing. Será desta que um nacional sobe ao pódio ?






4 comments:

  1. Partilho em absoluto das tuas palavras;também já tinha manifestado uma opinião semelhante no meu cantinho...até tremo quando comparo o potencial dos livros, cada vez mais com um argumento profundo, denso e negro, com o resultado no cinema! (e que heresia foi o 6ºfilme!)

    Por isso, espero realmente (os trailers parecem bons indicadores) que esta última adaptação seja de facto majestosa, épica e mágica, que faça justiça à magnífica obra de J.K.Rowling, com a qual, posso dizer, cresci!

    (Desconhecia que a fotografia estava à cargo de Eduardo Serra..deixa-me muito contente!)

    Abraço

    ReplyDelete
  2. A minha experiência não em cinema mas numa sala de cinema começou muito, muito tarde. A minha infância nunca conheceu o fascínio pela ida ao cinema. A primeira vez que fui ao cinema foi para ver - imagine-se - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL. Mas só por isso ocupa um lugar especial, a saga para mim. Estou a falar em termos cinematográficos, em termos literários a saga já me proporcionou horas de leitura muito prazerosa.
    Os filmes, não os vi todos. Parei no 4º filme, mas durante esses 4 anos aguardei ansiosamente pelo próximo capítulo. Dos 4 só achei mesmo um bom filme O PRISIONEIRO DE AZKABAN. Às tantas parei de acompanhar a saga, mas estou curioso para ver os restantes filmes.

    Quem sabe se para breve.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ReplyDelete
  3. Eu já vi todos, apesar de nunca ter lido os livros.
    Creio que até ao terceiro, foi sempre a subir.

    O quinto é verdadeiramente péssimo. Mas espero ansiosamente este filme. E não sabia que o Eduardo Serra fazia a fotografia. Será desta?...

    Abraço

    ReplyDelete
  4. Uma saga que não aprecio muito sinceramente. Lord of the Rings isso já é outra história

    http://febre7arte.blogspot.com/

    Cumprimentos

    ReplyDelete