Saturday, October 23, 2010

Coisas e Afins


Algumas notícias sobre o que se tem passado no mundo do Cinema.

- Mistérios de Lisboa, o novo épico português realizado por Raol Ruíz, que viu esta semana a luz do dia, preencheu as páginas da imprensa um pouco por todo o mundo, sendo alvo de rasgados elogios em publicações como o The New York Times, Le Monde ou Cahiers do Cinema.

- Desvendadas as primeiras informações sobre o próximo filme de Lars von Trier, Melancholia - o filme começará pelo fim "porque o que é interessante não é saber como aconteceu, mas sim o que vai acontecer" e contará a história de duas personagens, interpretadas por Kirsten Dunst e Charlotte Grainsbourg (Penélope Cruz desistiu para participar no quarto filme dos piratas da Disney), que assistem ao fim do mundo graças a uma colisão de planetas; enquanto que uma reage passiva e apaticamente, a outra entra completamente em pânico. Uma premissa que soa a algo genial e que me faz crer que Lars vai voltar a surpreender. Foi também divulgada a primeira imagem.

- É em 2011 que chega o próximo filme de Gus Van Sant, Restless, cujo trailer já está disponível. A premissa é bastante interessante - uma rapariga com uma doença terminal apaixona-se por um rapaz que é um funeral crasher, acompanhado por um amigo fantasma, um piloto japonês kamikazee, da II Guerra Mundial. Porém, o trailer não me convenceu. De notar que apenas falam em Good Will Hunting e Milk, esquecendo grandes obras como Elephant, Paranoid Park ou Gerry, que pouco agradaram ao público mais vasto.

- Várias notícias sobre The Hobbit: Peter Jackson está confirmado na direcção, Martin Freeman no papel de Bilbo Baggins e, mais importante do que qualquer destes dois, Ian McKellen e Andy Serkis estão confirmados nos papeis de Gandalf e Gollum. O filme deverá estrear no final de 2012. Os argumentos já estão escritos e contaram com a participação de quatro cabeças: os três autores dos guiões da saga The Lord of the Rings, Peter Jackson, Fran Walsh e Philipa Boyens, e ainda o quase-realizador Guillermo Del Toro.

- The Town, filme em que Ben Affleck volta a pegar no volante da direcção, tem recebido críticas positivas quanto à sua sensibilidade enquanto realizador, corroborando os juízos que haviam sido feitos aquando do inesperado "Gone Baby Gone", mas parece pecar no argumento banal e na actuação principal (o próprio Ben).

- Com uma grande manobra de distribuição, Shoot Me, a curta-metragem portuguesa de André Badalo, que venceu em Milão, chega aos cinemas em sessões que o aglutinam com o filme acima tratado. Porém, as críticas têm sido piores que más e alguns chegam a classificar o filme de "anedota".

- Mel Gibson, que havia sido contratado para interpretar uma personagem em The Hangover II foi substituído por Liam Neeson, essencialmente por pressão de Bradley Cooper e Zach Galifianakis, graças ao escândalo em que o actor se envolveu com a sua ex-mulher.

- Já correm rumores de que a indústria já está a avançar com um filme sobre os mineiros do Chile - aliás, algo previsível - e que poderá contar com Javier Bardem na personagem principal.

- Josh Holloway, Sawyer da série televisiva LOST, vai fazer parte da equipa de Ethan Hunt (Tom Cruise) em Mission Impossible IV.

- Tom Hardy, Eames de Inception, é o primeiro actor confirmado para o próximo filme de Christopher Nolan, Batman III, e é apontado como provável vilão.

- Está confirmado o (ou um dos) vilão do quarto filme do Spiderman, que me deixou muito contente, por ser o meu favorito: Lizard.

- Le Concert, com data de estreia em Portugal para 18 de Novembro, foi o vencedor do Prémio do Público no Festival de Cinema francês, que decorreu em Lisboa e que ainda vai passar por vários pontos do país. O trailer encontra-se disponível e, a meu ver, promete.

- Já está disponível o novo trailer para o novo filme de Iñarritu, Biutiful, pelo qual Javier Bardem venceu a Palma de Ouro na passada edição do Festival de Cannes, onde viu a crítica muito dividida entre os elogios e o desalento.

- Foi divulgado o primeiro poster de The Fighter, o novo filme de David O. Russel, baseado numa história verídica, que conta com Christian Bale e Mark Wahlberg.

2 comments:

  1. Não gostei do trailer do novo filme do Gus Van Sant. Talvez me surpreenda. Já me tinha desapontado com "Milk" e este, pelo que parece, continua numa linha muito comercial.

    Estou bastante curioso quanto ao filme "Mistérios de Lisboa".

    ReplyDelete
  2. -Quero muito ir ver Mistérios de Lisboa! (espero conseguir esta semana...)
    -A premissa de Melancholia parece realmente sublime...
    -Fico imensamente contente em saber que Ian McKellen e Andy Serkis irão retomar os seus papéis em "The Hobbit"!
    -Acho a premissa de "Restless" bastante interessante e até gostei do trailer,apesar do tom "mainstream"...menos habitual de Gus Van Sant...
    -Ainda não vi "The Town" mas já li tanta crítica diferente que nem sei o que esperar...
    -Ouvi o mesmo sobre Shoot Me...
    -Já era mesmo prevísivel (infelizmente) um filme sobre os mineiros chilenos...
    -SpiderMan, pelo menos em versão cinematográfica,não é muito do meu agrado (que desvario foi aquele no 3ºfilme?)
    -Adoro o estilo de Inãrritu! Espero Biutiful com grande ansiedade!

    ReplyDelete