Wednesday, July 14, 2010

Os meus 25 filmes Disney

Desafio-vos a deixarem os vossos, nos comentários.




1. REI LEÃO (1994)

2. O LIVRO DA
SELVA (1967)

3. PETER PAN (1953)

4. ALADDIN (1992)

5. OS ARISTOGATOS (1970)


6. TOY STORY (1995)

7. POCAHONTAS (1995)

8. TARZAN (1999)

9. PINÓQUIO (1940)

10. RATATUI (2007)

11. WALL-E (2008)

12. OS INCRÍVEIS (2004)

13. À PROCURA DE NEMO (2003)

14. MONSTROS & CIA (2001) 8.

15. PAPUÇA E DENTUÇA (1981)

16.ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (1951)

17. DUMBO (1941)

18. DINOSSAURO (2000)

19. A BELA E O MONSTRO (1991)

20. A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)

21. UMA VIDA DE INSECTO (1998)

22. CORCUNDA DE NOTRE-DAMME (1996)

23. A BELA ADORMECIDA (1959)

24. A ESPADA ERA A LEI (1963)

25. HÉRCULES (1997)

18 comments:

  1. 1. NEMO
    2. Pinoquio
    3. Rei leão
    4. Ratatui
    5. Alice no pais das maravilhas
    6. Tarzan
    7. Mulan
    8. Pocahontas
    9. Os incriveis
    10. A branca de neve e os sete anoes
    11. Hora do recreio
    12. Cinderela
    13. taran e o caldeirão magico
    14. a bela e o monstro
    15. a bela adormecida
    16. a dama e o vagabundo

    É uma lista um bocadinho dificil de fazer. Fica tudo um pouco atabalhoado e ha muitos que pertencem ao mesmo lugar, mas enfim...
    É a minha lista.

    ReplyDelete
  2. Ora aqui está um desafio daqueles mesmo complexos!
    Vou dizer apenas que adoro todos da lista, mas vou destacar uns por um aspecto, ou outro.

    1- Rei Leão (por me fazer chorar cada vez que o vejo, por ter decorado com o meu irmão as falas todas do filme [acho que a leitor nunca passou tantas vezes a mesma cassete], pela música e história)

    2- Hércules (pela sensualidade dos desenhos, por me ensinar algo sobre a mitologia clássica e pela excelente versão musical em português)

    3- Ratatui (pela magnífica história, por se passar em Paris, por falar de comida, cheiros e sabores, pela contradição de "ratos na cozinha")

    4- Monstros e Companhia ( pelo encanto, pela história muito bem conseguida, pela prova de amor, pelo grafismo)

    5- A História de uma Abelha (pelo texto, pela ideia no todo, pela moral, porque me diz muito... ser uma abelha)

    6- A Pequena Sereia (é das poucas versões em que gosto mais em português do Brasil. Ficou uma história muito ritmada, cheia de música e mistério)

    7- Tarzan (ai o Tarzan, fiquei apaixonada pelas músicas, pela possibilidade de ser um 'bom selvagem', pelo amor ao desconhecido)

    8- A Bela e o Monstro (todas aquelas personagens encantadamente humanizadas, pela beleza do grafismo e da música)

    9- A Branca de Neve (por ficar em pânico cada vez que via a bruxa má! Por ter realmente medo, por adorar a parte das limpezas)

    10- Toy Story (amizade incondicional, uma moral bela e sentida, um contexto simples, mas fundamental)



    E isto é extremamente injusto, porque faltam aqui imensos!!!
    Quando tiver filhos, vou injectar-lhes uma dose bem grande de Disney e recordar... =)


    Sara Santos ~*~

    ReplyDelete
  3. Muito bem, excelente tópico :P Tenho que fazer os da Pixar no meu, estou sempre a adiar...

    Enfim. Pá já dizer os 5 melhores é-me complicado, quanto mais ordenar 25... Portanto vou-te dizer os dez que mais se destacam para mim:


    1. WallE
    2. Alice in Wonderland
    3. The Lion King
    4. Mulan
    5. Up
    6. Beauty and the Beast
    7. Little Mermaid
    8. Hercules
    9. Ratatouille
    10.Pocahontas

    Mas eu sou da opinião que não se deve misturar Disney com Pixar, são duas classes diferentes.

    ReplyDelete
  4. Antes de mais, obrigado aos três pela participação x)

    SARA SANTOS: Sem dúvida que os meus filhos os verão todos estes 25 e os restantes, uma e outra vez !

    JORGE: Complicadíssimo, sem dúvida, ahah. E também estive em dúvida sobre fazer o top como o fiz ou separando as águas.

    ReplyDelete
  5. Melhores Bandas sonoras : Rei Leão e Tarzan , sem duuvida xD

    ReplyDelete
  6. Bem, acho que não consigo fazer mas o meu top 3 deixo aqui:
    1º- Toy Story
    2º- Rei Leão
    3º- Monstros e Companhia

    Abraço
    Cinema as my World

    ReplyDelete
  7. E a Pequena Sereia?? Acho escandaloso não constar da tua lista. HAHA
    Saudades disto, acho q vou rever alguns.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Acho que eu não seria capaz de fazer essa lista não...
    Eu gosto de todos igualmente, eu tenho alguns preferidos, como Wall-e, Procurando Nemo, Alladin, O rei leão, mas não sei colocá-los em ordem.
    Parabéns pela lista!

    ReplyDelete
  9. Parabéns pelo blogue antes demais ;)

    Penso que enumeraste grande parte dos meus favoritos da Disney. Talvez substituísse cerca de 3 filmes que seleccionaste e colocava o Wall-E, Mulan e o Up.

    De resto excelente lista com todos os clássicos e filmes mais recentes desse maravilhoso mundo Disney.

    Abraço

    ReplyDelete
  10. Pfff, difícil? Só se for para copinhos de leite que só viram estes filmes 10 vezes. Consta na minha memória que cada filme da disney (pré-geração Pixar) já se revelou perante os meus olhos umas boas 50 vezes. Então o top 5... ui! São daqueles que perdi a conta xD Cá vai:

    1. REI LEÃO
    Indisputável campeão obviamente. História, animação, desenvolvimento de personagens, soundtrack, Timon, Pumbaa e Hakuna Matata. É o heavyweight champion da Disney.

    2. HÉRCULES
    Filme da Disney mais visto de sempre pela minha pessoa e pela minha compatriota (progenitora xD). Só por ter a voz do Miguel Ângelo dos Delfins este filme bateu tudo xD Para não falar nas músicas que me obrigavam a repetir a cassete trezentas vezes e a estragar a fita toda. Felizmente já adquiri o DVD para não haver mais queixume. É daquelas histórias que ainda hoje vejo e revejo e não me cansa. Aliás, o Hércules possui o melhor vilão de todo o sempre, o senhor Hades. E quem não gostar da voz maravilhosa do Fernando Luís na versão tuga pode sempre mudar para o original e deleitar-se com o James Woods (jogar Kindom Hearts também ajuda, muahahahaha). Adiante!

    3. MULAN
    Opa esta bosta tem o Mushu! Querem melhor?! Cantorias bonitas, um grilo que se chama Cri-cri e paisagens orientais? Por mim já ganhou xD Animação espectacular, distinta do resto e com um Imperador de frases feitas. Agrada-me.

    4. BELA E O MONSTRO
    Melhor filme romântico cá do sítio. Pouco lamechas, ligeiramente intimidativo e super bem animado. A cena da dança é de babar pelos orifícios todos, tendo em conta a altura em que o filme foi feito obviamente. Não vale a pena estar a repetir-me quanto ao resto. É globalmente bom (mas já não está no limiar dos 3 acima, esses são god-tier)

    5. ARISTOGATOS
    Bem, acho que as pessoas que têm este filme num rank alto da lista devem ser apreciadores de música. A cena jazzy do filme é contagiante. Além disso, tem uma animação meio crua e há partes em que parece que ainda se vê o traço do lápis. É brutal. As personagens também são memoráveis, deste os gatinhos àquelas patas enervantes e ao tio bêbado; o rato Roquefort, o mordomo mau, aqueles cães estúpidos e claro... o gato mais cool de sempre: O'Malley. Quase que podemos imaginar a sua versão humana xD

    6. LIVRO DA SELVA
    Excepto a Branca de Neve, deve ter sido um dos primeiros filmes da Disney que vi. Ainda hoje quando o revejo trás sempre aquela nostalgia estranha. Tem também dos melhores soundtracks do grupo e um dos vilões que mais me assustaram. O Sherikan é simplesmente aterrador. Aquela cena em que ele afia as garras está para sempre marcada na parte de trás do meu cérebro. Isso e os abutres idiotas que me conseguiam deixar petrificada. Acho que é um filme tão bem construído que mesmo não percebendo a linguagem uma garoto pode sentir tudo o que está a acontecer. Claro, já me ia esquecendo: o Balu e a Baguera são melhor par de atrelados xDD

    7. NEMO
    Deve ser o único do género pelo qual eu tenho uma estima grande. Todos os filmes Pixarescos 3D e tal nunca me agradaram. Tenho-lhes um desdém que não dá para explicar. Não obstante, o Nemo é o rei deles. A dobragem portuguesa esteve brilhante e a animação do fundo do mar foi brilhante. Parece que estamos lá dentro com os peixes pá. A história é comovente e tem a Doris a fazer o comic-relief. Adorei.

    (vou fazer 2 comments que não me cabe tudo, desculpe abusar assim do seu blog)

    ReplyDelete
  11. 8. A BELA ADORMECIDA
    Maleficient diz tudo. Comecei por teme-la. Até deixei de ver a cassete quando era pequena, mas agora que aprendi a gostar da mulher, tenho a dizer que está no meu top vilões de SEMPRE.

    9. TARZAN
    Deve ter sido um dos últimos filmes oldschool que a Disney fez antes de começar a investir no desperdício que se seguiu de formigas, galinhas, super heróis e tretas do género. Tem uma contribuição musical brutal em ambas as versões. Quem não gostar do Phil Collins come com o Luís Represas e vice-versa. Os gorilas estão no limiar do decente e o resto é palha. Vale pela animação genial e os backgrounds de fazer chorar por mais.

    10. POCAHONTAS
    Há que notar que o que me estragou a Pocahontas foi o degredo de sequela que se seguiu. Contudo, continuo a gostar muito do original. É uma história pseudo-verídica, com índios agradáveis à vista e animais de estimação divertidos. Tem uma dobragem que ultrapassa a versão inglesa (para variar) e a música mais badalada de sempre. Díficl de esquecer.

    11. BRANCA DE NEVE
    Epa serei só eu, ou a velha também meteu medo ao resto do mundo? Eu depois de ter visto este filme umas 20 vezes desisti. A bruxa metia-me medo demais xD É que nem os anões me ajudavam. O Rezingão então, esse não contribuía de certeza. Enfim, depois de 10 anos posso dizer que adoro esta animação primordial da Disney. Depois de vencer o meu medo da bruxa já consigo absorver toda aquela animação virgem e delicada. Parece que estavam com medo que o filme se partisse ao meio. É tão bébé que até faz rir. Um clássico.

    12. ALLADIN
    Uma palavra. Génio.

    13. ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
    Acho que as dezenas de vezes que vi este filme quando era nova foram todas tentativas falhadas de o perceber. Para mim não havia objectivo no filme, a história não parecia ir a lugar nenhum. Fazia-me chorar quando a Alice ficava abandonada ou aterrorizada com as flores e pronto. Ficava ali. Agora, é diferente. Agora consigo ver a genialidade da coisa. Tudo neste filme gira em torno da aura de misticismo daquele mundo, desde a música ao design das personagens. Está cinco estrelas.

    14. CINDERELA
    Espectadores do sexo feminino e este filme estão intimamente ligados. Não tenho mais nada a dizer.

    15. 16. 17. BAMBI, PINÓQUIO e DUMBO Estes clássicos estão todos no mesmo saco porque todos me faziam sofrer mas eu via-os à mesma. O meu lado sádico explica-se com este filmes. Eram tristes, metiam medo e eu via-os feita estúpida. Pelo menos tinham uma moral...

    18. PETER PAN
    Demorei alguns anos a apreciar este filme. As músicas eram giras e eu sonhava em deitar pó mágico como a Sininho. Como isso não aconteceu perdi um bocado o gosto pela coisa. O crocodilo também rondava o assustador.

    19. PAPUÇA E DENTUÇA
    Quando se sentirem deprimidos e tristes NUNCA vejam este filme. Isto só pode ser visto com uma dúzia de baldes à mão para chorar lá para dentro. A única coisa cómica é o subtil contributo do Tim Burton que na altura era um escravo da Disney.

    (ainda não acabei, se são 25 são 25!)

    ReplyDelete
  12. 20. CORCUNDA DE NOTRE DAME
    Fenómeno Shrek: a personagem principal é feia logo é impossível eu gostar. Só valeu pela cigana e pelas gárgulas. Não tenho muitas memórias disto... ah! Lembro-me que comprei uma barbie com a roupa dela!

    21. ALADDIN E O REI DOS LADRÕES
    Dois tópicos justificam a visão desta segunda sequela: mão de Midas e pai do Aladdin. Agora ponham-se a ver isto!!!

    22. PEQUENA SEREIA
    Epa. Coiso e tal. Ela é sereia, depois já não é. Ele é um príncipe que gosta de sereias e tem um cão esfregona. Há uma vilã fixe e tal. A Ariel nunca me inspirou muita confiança. Aliás, depois de eu ter perdido a cassete não pude rever o filme mil e uma vezes para tentar gostar mais dele. Foi um filme que passou pela minha vida e não ficou.

    23. MONSTROS E COMPANHIA
    Teve piada. Os aliens eram cómicos e o grandalhão peludo estava tão bem animado que até me fazia impressão.

    24. TOY STORY
    Gostei do senhor Batata. De resto... bleh.

    25. WALL-E
    Não posso dizer que foi a melhor coisa que já vi porque não foi. Tudo bem, a animação era de explodir os miolos mas com a tecnologia que há hoje em dia não me surpreende. Para isso vou jogar Final Fantasy. A historia foi fofa mas eu não tenho um amor muito grande por robôs.

    Desculpa o big testamento mas estou de férias e acabei de acordar há bocado. Não tinha mais nada para fazer e vi o link no msn. A magia Disney chamou-me. Btw, grande lista! x) Acreditas que nunca vi "A Espada era a Lei"?! Que falhanço!

    ReplyDelete
  13. Renata nunca viste "A Espada era a Lei" e o toy story é bleh?? nao estou a gostar nada xD

    ainda hei de por aqui o meu top agora tá dificil de decidir...

    ReplyDelete
  14. Dos que tens aqui, o que mais me marcou foi o Wall - E. AMEI o filme! Vi-o há poucos meses.

    ReplyDelete
  15. eu tinha 4 anos quando vi o filme dinossauro da disney,é muito maneiro e é como se fosse de verdade,faz pensar como seria a época dos dinossauros

    ReplyDelete
  16. Quando vi este post achei mesmo que tinha de comentar visto ser uma fã incondicionável da disney e já os ter visto todos :D

    Depois de muito pensar, não consegui fazer a minha lista, sei quais são os filmes que estão nela, mas não por ordem.

    Para começar acho uma tristeza não teres posto o Fantasia (1940) no teu top.
    Depois, sem duvida que a pequena sereia tinha de estar ai. Sinceramente, não gosto muito do filme "Dinossauro", acho-o uma copia do filme "The land before time".
    E não punha o Hercules, nem a Espada era a Lei tão no fundo da tabela.
    Este é só o meu parecer...

    ReplyDelete
  17. SARA,

    Não esperava outra coisa de ti, ahah.

    A ordem, confesso, é uma coisa estúpida. Queria fazer o meu top e acabei por auto-infligir-me uma ordem mas, com a excepção de três ou quatro, essa ordem não existe e depende de dia para dia.

    Quanto a Fantasia, é simples. Os filmes Disney mais importantes para mim, que mais impacto tiveram em mim enquanto criança e enquanto espectador a crescer, foram os que se tornaram parte do meu mundo imaginário em tenra idade. Foram esses que, graças às particularidades filosóficas da infância, ficaram cristalizados. Fantasia é um filme que acabo por ver muito mais recentemente e que, apesar de ser um grande filme, não consegue penetrar a barreira que coloca os restantes naquele domínio definidor do meu "eu", uma coisa completamente psicanalítica.

    Quanto a Dinossauro, foi a nostalgia de "Em Busca do Vale Encantado", uma saga que, a ser da Disney, fazia, incondicionalmente, parte da lista. De certa forma, o meu inconsciente tributo.

    Obrigado por passares por aqui :D

    ReplyDelete
  18. Diogo Figueira, e a Mulan ? =O

    ReplyDelete