Wednesday, June 2, 2010

Um Funeral à Chuva - Nova etapa no cinema português ?


"Um Funeral à Chuva", a primeira longa-metragem de Telmo Martins, é filmado exclusivamente na Covilhã e na Serra da Estrela e assume a titularidade da proeza de ser um dos primeiros filmes portugueses independentes a serem realizados sem qualquer apoio do Estado.

Em entrevista ao AnteCinema, o realizador confessou que tenta, com esta obra, estabelecer o meio termo de que o cinema português necessita, descolando-se dos dois extremos a que tem estado acorrentado: um cinema totalmente comercial e um cinema totalmente de autor, para um número restrito de apreciadores. Não podia estar mais de acordo. Aliás, parece-me uma ideia extremamente simples e realista: é preciso acabar com a superficialidade e futilidade de alguns filmes que por aí andam (chamo-lhe O fenómeno Soraia Chaves nua), mas também é preciso trazer as pessoas ao cinema, deixa-las com raiva, a chorar, com um nó na garganta, radiantes. Precisamos do público. O cinema tem de ser para o público. Se não, o que seria desta arte ?

Um grupo de amigos da faculdade reencontra-se ao fim de dez anos para chorar a morte de um deles, enquanto relembram, com nostalgia, tudo o que passaram. Uma comédia dramática sobre a profundidade da amizade.

Aqui seguem dois links para entrevistas relacionadas com o filme:

Telmo Martins (realizador), ao AnteCinema);
Luís Campos (guionista), ao JoãoNunes.com.

Deixo-vos também o promissor trailer.

No comments:

Post a Comment