Sunday, March 27, 2011

TIPOGRAFADOS MALDITOS #3

O que são os "Tipografados Malditos" ?
"O que teriam a dizer se algumas das maiores obras de sempre não o fossem por, pura e simplesmente, terem ficado na prateleira ?
O que vos proponho é que escolham um a três guiões nunca produzidos que acreditem que dariam grandes histórias e que proponham um realizador que deveria levar o projecto para a frente."


PEDRO CABELEIRA, do Estúpido Maestro, apresenta a sua escolha:


NAPOLEON (escrito por Stanley Kubrick)
Proposta de Realizador: STANLEY KUBRICK


"A vida de um dos maiores personagens de sempre, Napoleão Bonaparte, à visão do maior génio da história do cinema, Stanley Kubrick. Kubrick, obcecado por Napoleão desde pequeno, estava de tal modo preparado para este projecto que saberia responder com prontidão quais os gostos gastronómicos de Napoleão até ao tempo que estaria numa batalha especifica. Tratava-se de um projecto mastodontico que sempre foi rejeitado para infelicidade do mundo cinematográfico. Napoleão seria o melhor filme de sempre, Kubrick tinha 20 graduados de Oxford a estudarem biografias de Napoleão, as lentes de Barry Lyndon não terão sido pensados para esse efeito mas para o filme sobre Napoleão. A cena da orgia de Eyes Wide Shut terá sido pensado para Napoleão, um homem que conseguiu dos filmes mais extraordinários da história do cinema, e a meu ver o mais bem feito, "Laranja Mecânica", vê assim o sua obra-prima rejeitada. É quase perturbador como o melhor filme de sempre nunca foi feito."

1 comment:

  1. Que coincidência! Hoje assisti Stanley Kubrick: Imagens de Uma Vida. Adoro o Kubrick mas ainda não assisti Napoleon, quero muito ver.
    =1

    ReplyDelete