Tuesday, March 16, 2010

"O início é a parte mais importante de todas as tarefas", Platão.



A Gente Não Vê.


Assim disse o senhor (aquele da frase "gira" do título). Bom, será, no mínimo, indispensável. Digo eu; pelo menos, não consegui encontrar uma forma de fugir a isso e, assim, tive mesmo de começar pelo princípio (nota: o problema desta última afirmação é que, se começasse pelo fim, estava, à mesma, a estabelecer um início).

No presente dia, em que inauguro este pedaço de realidade virtual, estive numa conferência (à socapa), em que o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, demorou quase 30 segundos, no tal início, a tecer considerações tais como:

"Caro senhor Reitor da Universidade de Lisboa; caro Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Barbas Homem; caro Director da Faculdade de Direito, Prof. Vera-Cruz Pinto; caros Professores; caros embaixadores; caros deputados; caros estudantes ... "

Parece-me pouco provável que me valha de muito dirigir-me desta forma a quem (e desde já um sincero agradecimento) se der ao trabalho de interpretar o conteúdo semântico dos símbolos linguísticos que aqui colocar (que é como quem diz, ler isto).

Assim,

Obrigado, meus caros.

É com sentimento de relativa normalidade que inauguro este pequeno blog. O nome, A Gente Não Lê, surgiu, basicamente, por dois contributos: 1) o intenso e trabalhoso primeiro semestre que resolvi ter na FDL; 2) uma música de Rui Veloso, de título "A gente não lê".

É verdade que Setembro-Fevereiro foi um grande semestre (em várias vertentes) e que tudo correu bastante bem. Mas também é verdade que, e talvez por ter sido o início, deixei de aproveitar o tempo para muitas coisas. Talvez demasiado. Talvez não. Talvez tenha sido bom para agora saber como gerir bem as coisas. Aquilo que mais me custou foi ter perdido tempo para o cinema, algo que me apaixona particularmente. É por isso que aquilo sobre o qual vou escrever maioritariamente vai ser cinema. Acho que será possível que, de vez em quando, apareça qualquer coisa sobre música, já que conto ter um convidado especial para o efeito - apresentar-se-à a seu tempo. E nada obsta a que de vez em quando encha isto com coisas que não têm nada a ver com estes tópicos ou quaisquer outros de que se possam lembrar - é o chamado "outros".

Rui Veloso lamenta-se do iliteracia do povo, que se contente com pouco mais do que ditados populares. A minha mensagem não é para o povo, é para mim. Não me quero contentar.

Sem mais, atenciosamente,

Diogo Figueira.

1 comment:

  1. Venham daí muitos e bons posts brilhantes ;)
    Que a aventura na blogosfera te corra bem.

    ReplyDelete